sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sintese do texto: Pesquisa como eixo de formação docente

O presente texto busca discutir a questão da pesquisa como eixo de formação docente, por Esteban e Zaccur. Inicialmente o texto levanta a seguinte questão: Será que o professor da escola básica é apenas um consumidor passivo do conhecimento produzido pelos pesquisadores acadêmicos? Em alguns casos até pode ser, pois, sabemos que ainda existem muitos professores acomodados, fechados apenas em seus mundinhos e que resistem a aceitar o novo. Fazendo com que dessa forma, suas atitudes sejam as mesmas de dez anos atrás.

           Esteban e Zaccur (2002, p.12), ainda salientam que: o que mais tem ocorrido é a manutenção de uma escola “excludente, produzindo analfabetos, analfabetos funcionais e iletrados”. isso, devido ao desinterese que muitos professores mantem em relação ao desenvolvimento de seus alunos.
E é exatamente neste sentido que a pesquisa auxilia na formação docente. Um bom professor busca levantar questões que possam contribuir de forma significativa no campo educacional, diferente dos pesquisadores acadêmicos, em que seus resultados não irão refletir no interior das escolas.

         O que fica bem claro é que o professor pesquisador, não precisa ser necessariamente um sujeito imerso ao campo universitário, pois, professores do âmbito acadêmico, podem não conhecer a fundo a realidade dos seus autores. Afinal, não são eles que estão em convívio com a realidade da escola e de seus alunos e por isso mesmo é que a sala de aula é um ambiente propício à pesquisas. Essa é uma atitude que rompe com os muros das universidades, com a discriminação de que só quem está inserido em uma universidade é capaz de produzir pesquisas. 
          Portanto, a pesquisa é chave para a construção do conhecimento, uma vez que, estamos imersos em uma sociedade que a todo instante evolui e que nos exige cada vez mais conhecimento e consequentemente, professores preparados para lidarem com os avanços. É importante ressaltar que, a pesquisa por si só não é capaz de compreender a prática pedagógica, até porque, ela mesma não se sustenta. Neste sentido, faz necessário articular ação e reflexão, para que estas sejam capazes de ressignificarem a prática, o que irá desencadear na produção de novos conhecimentos e consequentemente, aprendizagem. E é por isso mesmo que o professor precisa intervir criticamente em seu cotidiano escolar.     

        
ESTEBAN, Maria e Tereza e ZACCUR (orgs). Professor Pesquisador: Uma Prática em Construção. Rio de Janeiro: Editora DPIA, 2002.
 

Um comentário:

  1. A colega aborda a importância da pesquisa ressaltando que para ser um professor - pesquisador não precisa estar na academia.Se o professor estar sempre revendo sua prática, problematizando a sua função como educador ele é um professor - pesquisador.

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