segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TOMADA DE DECISÕES-ENSINO MÉDIO-


         Em 2004 ingressei o meu ensino médio, estava com os meus 16 anos, era mais madura, sabia que estava se aproximando uma nova fase em minha vida e que teria de tomar sérias decisões, sendo a profissão uma delas. Apesar da responsabilidade, pairavam muitas dúvidas em minha mente. O meu primeiro ano foi muito turbulento. Estava em um colégio que não gostava e que o ensino não era um dos melhores. E para piorar a situação, ainda teve a greve dos professores.
          Terminado o ano, resolvi mudar de escola. Fui para uma que a meu ver, era uma das melhores. Lá eu tive uma outra visão de ensino médio. Fiz bons amigos e uma excelente bagagem para preparação do vestibular. Passei por momentos ímpares. Em 2006 passei para o terceiro ano. Esse exigia mais responsabilidade, afinal, era o divisor de águas. Estava partindo para uma outra etapa da minha vida. Esse foi um ano bem atribulado também, pois tinha que conciliar escola, trabalho e cursinho. O meu ensino médio foi permeado por grandes experiências e emoções. Foi também nessa época que escolhi pra que curso prestaria o vestibular.
          Não foi fácil escolher. Afinal, era uma decisão importantíssima, tinha que decidir a profissão do meu futuro. Pensei em enfermagem, mas logo vi que ser enfermeira não era o meu forte, pois um dia passando pela rua presenciei uma cena de acidente e logo vi o mundo girar ao meu redor. Naquele exato momento decidi que essa não seria uma boa profissão, se eu tenho que cuidar dos outros, quem irá cuidar de mim? Logo mudei de opção, pensei em medicina, não era muito diferente de enfermagem, e o que pairava em minha mente era o seguinte: “meu Deus, eu sou muito desligada e seu for realizar um cirurgia e esquecer gazes, bisturi, pinça ou outro instrumento da mesma no interior do paciente? Misericórdia! Seria o fim da minha carreira. Conclui que a área de saúde não era o meu forte. Nesta mesma época de indecisão trabalhava em uma rádio comunitária, foi aí que pensei em fazer comunicação, porem, só tinha em outra cidade, o que estava fora de cogitação para mim. Portanto, resolvi ficar com Letras mesmo, mas esse pensamento também foi momentâneo, pois logo pensei nos horrores que iria sofrer com os alunos do ensino médio. Nossa! Estava perdida, o que fazer?
         Depois de muito pensar e avaliar, cheguei a uma decisão. O curso escolhido foi Pedagogia. Agora eis a pergunta, porque pedagogia? Pelo simples fato de ser um curso que proporciona uma visão mais ampliada de mundo. Pois, forma cidadãos críticos, capazes de compreender o mundo que os cercam e também mudar a história de vida daqueles que almejam um mundo melhor.  Além disso, forma o profissional-cidadão, em nível superior, habilitado a atuar no ensino, na organização e na gestão de sistemas, em unidades e projetos educacionais, na organização do trabalho educativo e na produção e difusão do conhecimento e em diversas áreas da educação formal e informal. Escolhido o curso, é chegada à hora de fazer a prova do vestibular. Prestei e graças a Deus, passei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário