sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reflexões do Estágio: Relatos de um amor de pra recordar...


As flechadas...Relatos de um casamento Árduo e Temporário.
     Diante de todas estas circunstancias é chegada a hora dos relatos de um casamento árduo e também temporário. Temporário não pelo fato de entregar os pontos, mas pelo acordo de durar apenas 20 dias. E como todo relacionamento tem uma história de amor (um começo) este não foi diferente. Os nossos encontros davam-se as segundas e terças-feiras (10 aulas no total), na sala de número 02, do pavilhão Josélia Navarro, na UESB. Estes eram sempre prazerosos , pois tínhamos uma conciliadora ( a professora Socorro Cabral), a qual nos incentivava sempre, buscando orientar-nos e preparar-nos, pois o momento do estágio não é uma tarefa fácil. Sabíamos que encontraríamos diversas dificuldades, inúmeros dilemas, mas daríamos conta do recado. Afinal, nossa orientadora sempre procurava mostrar que os desafios eram para serem vencidos.
     Muitas foram as armas à serem utilizadas nesta batalha, tais como textos (nada como um bom referencial teórico para embasar nossas práticas). Estes textos foram como luzes aos nossos olhos, pois abriram-nos caminhos, quebraram tabus. Recordo-me de Pimenta e Lima(autoras) com a abordagem Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão. Em que relata as especificidades da sua prática de ensino para quem ainda não exerce o magistério, trazendo elementos para compreensão do estágio como oportunidade de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional(p. 99 e 100). Este texto abriu um leque de informações a respeito do estágio, desconstruindo a ideia de que o mesmo é um treinamento para vida docente. Enfim, o estágio para quem não exerce a profissão do magistério é a possibilidade do aluno adquirir conhecimento, os quais contribuirão em sua formação profissional, tornando-o assim, um cidadão crítico, comprometido com seu trabalho, que também é capaz de refletir a respeito da qualidade de educação em nosso país. Portanto, o estágio é um espaço de crescimento, que possibilitará aos seus sujeitos o contato direto com a realidade educacional.
     E por falar em formação docente, vale fazer uma ressalva à Esteban e Zaccur, as quais referem-se a pesquisa como eixo de formação docente. O texto aborda a questão do professor pesquisador( a necessidade de romper com as barreiras existentes entre as universidades e as escolas básicas como também a formação de professores pesquisadores.) Esteban e Zaccur (2002, p.12), ainda salientam que: o que mais tem ocorrido é a manutenção de uma escola “excludente, produzindo analfabetos, analfabetos funcionais e iletrados”. isso, devido ao desinteresse que muitos professores mantem em relação ao desenvolvimento de seus alunos. E é exatamente neste sentido que a pesquisa auxilia na formação docente. Um bom professor busca levantar questões que possam contribuir de forma significativa no campo educacional, diferente dos pesquisadores acadêmicos, em que seus resultados não irão refletir no interior das escolas.

Um comentário:

  1. Roseane,

    Amei a retrospectiva da disciplina e fiquei feliz de saber que sua concepção de estágio não é a de treinamento de habilidades. Muito bom.

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