sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reflexões do Estágio: Relatos de um amor de pra recordar...


A escolha perfeita...
      Em meio a tantos embasamentos, eis que surge o momento da escolha da dupla. O meu par já me acompanha desde o II semestre de 2007(início do curso), é uma excelente pessoa, foi “amor a primeira vista”, mas em meio aos períodos de estágio (mais precisamente em educação infantil) não estivemos juntas. Porém, combinamos que no ensino fundamental seria diferente. E realmente foi, finalmente ficamos juntas. Minha dupla de estágio foi Cíntia Dayane. Pensei: foi uma ótima escolha, pois o nosso grau de afinidade permitia-nos a liberdade de expressar as nossas satisfações e insatisfações, de partilhar os bons e maus momentos. Nós sorrimos e quase choramos, perdemos noites (ficávamos penduradas no telefone pela madrugada), praticamente passamos fome( pois nem tempo para comer sobrava-nos). Sofremos e vencemos juntas. Afinal, casamento é isso: na alegria e tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza(esta ainda nos deixa resquícios).

     O nosso relacionamento passou pelas duas etapas antes do casamento, o namoro e o noivado. Sendo o namoro caracterizado como a fase do conhecimento( o qual se deu com a orientação de Socorro em suas aulas, como relatado anteriormente).   Já o noivado é o momento dos preparativos para o casamento, sendo esta, a fase de orientação para elaborar instrumentos de pesquisa para imersão na escola campo do estágio. Este foi o momento em que elaboramos as questões de etnopesquisa a serem abordadas no período de observação e diagnóstico da escola.
      Tais fases (observação e diagnóstico) foram como uma “colher de chá” para alimentar as nossas expectativas quanto ao período de regência. Esse período(observação e diagnóstico) se deu no mês de abril(de 04 a 08). Observar o nosso objeto de estudo é algo de extrema importância, pois assim, conheceremos o público que iremos lidar, como também como alguns dos problemas que iremos enfrentar. Já o diagnóstico, o próprio nome já diz! É conhecer a situação do desenvolvimento cognitivo(aprendizado) em que encontra-se cada criança. E ainda na fase do noivado(conhecimento), deu-se um dos momentos mais trabalhosos(antes da regência, é claro!), a construção do projeto de estágio( documentação para a realização, do casamento, pois sem ele não haveria estágio), cujo o eixo temático foi valores e o nosso título; valores em ação: perspectiva de aprendizado para a vida.

 

Um comentário:

  1. Amei a analogia com o casamento kkk Muito legal mesmo. Pois é, vc tocou em algo que primo muito nessa disciplina que é a questão da colaboração. Percebia em todo o desenrolar do trabalho a parceria de vocês.

    ResponderExcluir